25 Ocak 2010 Pazartesi

Re: [Nokia_Guru] Problema com Nokia 5530

begin:vcard
fn:Jaldomir da Silva Filho
n:;Jaldomir da Silva Filho
org;quoted-printable:Companhia do Metropolitano de S=C3=A3o Paulo (Metr=C3=B4);Centro de Controle Operacional - CCO
email;internet:jaldomir@gmail.com
title:Analista de sistemas
version:2.1
end:vcard

Olá Carol.

Bem, primeiro o despertador: se você perceber, quando o despertador está tocando, aparecem duas setas na tela: uma vermelha, apontando para a direita, escrito "Parar" e outra, apontando para a esquerda, escrito "Soneca". Pois bem, para garantir que a pessoa está "acordada" para parar o despertador, é necessário "arrastar o dedo" sobre a seta vermelha (parar). Então, você arrasta o dedo da esquerda para a direita na tela do celular, acompanhando a seta, e pronto, o despertador pára.

Já a reinicialização: realmente está se tornando um problema a reinicialização da versão 10 do software do Nokia 5530. A nossa versão de testes já está na versão 20.0.080, e não reinicializa nunca, em absoluto. Ele trabalha muito bem, até instalando softwares de testes que realizamos para vocês. Além disso, a Nokia realizou a rápida atualização da versão 10 para a versão 20 por conta desta reinicialização que ocorre em algumas versões personalizadas.

Verifique a versão do firmware de seu Nokia 5530: na tela principal, pressione "Telefone" e digite *#0000# (asterisco-hash-zero-zero-zero-zero-hash). Será apresentada a versão do firmware do seu Nokia 5530. A versão que corrige a reinicialização é a 20.0.080.

No Brasil existem muitas micro-versões do Nokia 5530, devido aos pedidos de personalização das operadoras e aos temas comemorativos que a Nokia lança para o usuário. Isso é bom em um sentido, quando temos várias opções para escolha, além de temas específicos e conteúdos gratuitos, mas é ruim por outro: cada micro-versão precisa ser incluída na atualização, e isso pode levar um tempo de adaptação pela Nokia, por isso que alguns conseguem a atualização rapidamente (normalmente as versões "puras", sem personalização) enquanto outras demoram muito mais para receberem a atualização.

Mesmo assim, a Nokia oferece uma opção para quem precisa fazer o upgrade, sem esperar a versão personalizada: enviando o aparelho para uma loja Nokia Care, o pessoal faz o upgrade para uma versão não-personalizada. Isso resolve o problema rapidamente, mas tem o inconveniente de, se houver conteúdo personalizado (filmes, audio, que vieram junto com o aparelho), este conteúdo não poderá mais ser visualizado, porque o código para abrir este conteúdo não estará mais no aparelho. Se quiser enviar para uma loja Nokia Care, entre em contato com o Fale Conosco Nokia pelo link http://www.nokia.com.br/A4524107 e encontre uma Nokia Care próxima de sua localidade.

De qualquer forma, se não quiser enviar para a Nokia Care, o que eu posso indicar é novamente tentar seguir os passos abaixo. Muitos usuários resolveram o problema desta forma, mas alguns continuaram com o problema:

1 - Use o Nokia PC Suite para fazer um backup dos dados do celular. Baixe e instale o Nokia PC Suite conforme este tutorial: Tutorial: Baixando e instalando o Nokia PC Suite , conecte o Nokia 5530 ao PC usando o cabo USB, selecione o modo PC Suite no celular, e o Nokia PC Suite fará o reconhecimento do aparelho. Então use o ícone Backup dentro do Nokia PC Suite e faça um backup completo, com cartão de memória (selecione TODAS as opções). Este backup pode demorar um pouco.

2 - Retire o cartão de memória do celular.

3 - Restaure as configurações originais do aparelho: Menu -> Configurações -> Telefone -> Gerenciar telefone -> Configs. originais. O aparelho vai fazer uma pergunta de confirmação, pressione "Sim". Se o aparelho pedir uma senha, é a senha de bloqueio do teclado (originalmente 12345).

4 - O aparelho irá reinicializar. Aguarde ele ligar novamente, e faça o teste no aparelho para verificar se o defeito desapareceu. É provável que tenha desaparecido.

5 - Agora, comece a restaurar o backup novamente usando o Nokia PC Suite. Faça primeiro a restauração só dos contatos, e teste o aparelho. Normalmente eu sugiro restaurar somente os contatos: restaure outros backups só se você realmente precisar.

6 - O cartão de memória: muitas vezes a configuração com problemas está no cartão de memória, então sugiro que você o formate, para "começar de novo": vá em Menu -> Aplicativos -> Gerenciador de arquivos -> Cartão de memória (E:) -> Opções -> Opções de cartão de memória -> Formatar. Confirme que deseja formatá-o, e aguarde o término da formatação. Obs.: a formatação do cartão de memória apaga TUDO o que você tem no cartão: fotos, vídeos, músicas, etc. Tenha certeza que tem todo o conteúdo do cartão em seu PC antes de formatá-lo, porque não há formas de reverter a formatação do cartão.

É isso. Se precisar de mais ajuda durante o processo, é só perguntar.

Abraço.
Jaldomir

Qualquer dúvida, inscreva-se e pergunte aos gurus:
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru
inscreva-se e pergunte aos Gurus

http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
http://www.nokia.com.br/blogs-e-afins
Blog oficial Nokia Guru

http://www.ngu-advanced.com.br
Nokia Guru Advanced

On 21-01-2010 11:42, Carol wrote:

Olá! Comprei o Nokia 5530 há 3 dias e estou encontrando alguns probleminhas... Primeiro, ele reinicia sozinho, como outras pessoas já haviam descrito. Segundo, só consigo desligar o despertador na tecla de desligar chamada (vermelha do canto direito inferior) e ele entra automaticamente na Soneca. Não consigo desligar no PARAR. Lendo o manual, percebi que não há opção para mudança das teclas. Seria isso um problema ou é assim mesmo? E quanto ao reiniciar sozinho, só instalei o aplicativo do orkut, mas antes disso ele já tinha esse problema. E para atualizar o sistema, no site da Nokia não há a opção ainda para esse aparelho. Agradeço se tiverem alguma informação a respeito dos itens citados.    

Hiç yorum yok:

Yorum Gönder