27 Aralık 2009 Pazar

Re: [Nokia_Guru] Re: Problema sério com N97

begin:vcard
fn:Jaldomir da Silva Filho
n:;Jaldomir da Silva Filho
org;quoted-printable:Companhia do Metropolitano de S=C3=A3o Paulo (Metr=C3=B4);Centro de Controle Operacional - CCO
email;internet:jaldomir@gmail.com
title:Analista de sistemas
version:2.1
end:vcard

Oi Derek.

Bem, se o Nokia N97 não respondeu ao hard reset, é porque o sistema está corrompido na gravação mais básica. Realmente não há mais o que fazer em casa: o celular precisa ser regravado com equipamentos de assistência.

Essas instruções "mirabolantes" encontradas em alguns fóruns não funcionam. Não confie nelas.

O jeito é você encaminhar mesmo o seu Nokia N97 a uma Nokia Care. Pode ser a de São Paulo mesmo.

A Nokia paga o frete de envio e recebimento, por SEDEX. Entre no Fale Conosco Nokia e solucite instruções. Link do Fale Conosco Nokia: http://www.nokia.com.br/A4524107

Abraço.
Jaldomir

http://groups.google.com.br/group/nokia-guru
inscreva-se e pergunte aos Gurus

http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
http://www.nokia.com.br/blogs-e-afins
Blog oficial Nokia Guru

http://www.ngu-advanced.com.br
Nokia Guru Advanced

Em 23-12-2009 20:34, Derek Carvalho Bittencourt escreveu:

Jaldomir,
 
Infelizmente o hard reset não surtiu efeito. Não houve alteração no celular. Ele até vibrou quando pressionei o "ligar", mas nada além disso. Acho que a única forma será mesmo levar na assistência, ou você teria uma outra carta na manga?
Vi em alguns fóruns pessoas ensinando métodos como baixar alguns softwares e seguir alguns passos que dá certo, mas sou leigo total no assunto e não me arrisco. Ideias?
 
Grato,
Dérek Bittencourt

2009/12/23 Jaldomir S. Filho <jaldomir@gmail.com>
Oi Derek.

Pode efetuar o hard reset, não perderá a garantia. Mas os seus dados na memória do celular (contatos, agenda, arquivos, notas, etc) serão perdidos. Mas os dados da memória de massa (a memória interna de 32GB) continuarão intactos.

Abraço.
Jaldomir


Em 23-12-2009 19:19, Derek Carvalho Bittencourt escreveu:
Jaldomir,
 
Antes que eu realize esta operação, gostaria de saber se mesmo que a efetua-la eu continuo com a garantia do aparelho?
E quanto ao Hard Reset, eu perco todos os arquivos contidos na memória do n97? Não tem alguma outra forma? Pq tinha algumas coisas importantes lá...
 
Grato,
Dérek Bittencourt

2009/12/23 Jaldomir S. Filho <jaldomir@gmail.com>
Oi de novo, Derek.

Bem, está quase esgotado o meu "repertório" de soluções. Na verdade, só tenho mais uma: você pode tentar realizar um hard reset no aparelho, para tentar recuperar O APARELHO (os dados contidos nele serão perdidos, infelizmente):

É uma operação um pouco difícil e exige um certo "malabarismo", então tente algumas vezes antes de decidir que fez tudo certo e não funcionou.

1 - Abra o slide do N97;
2 - Segure, juntas, as teclas Caps Shift, Barra de espaço e Delete. Não as solte até o fim do processo;
3 - Pressione o botão de ligar (ainda segurando as outras três teclas);
4 - Se, por sorte, o Nokia N97 ligar, aguarde ele pedir data e hora, e então pode soltar as teclas que o aparelho foi restaurado para as configurações originais de fábrica.

Assim que conseguir, você pode estar ainda receoso, mas eu sugiro mesmo que você refaça o upgrade do firmware, com o Nokia Software Upgrade, pois podem ter ocorridos erros durante o primeiro upgrade. Siga à risca as dicas que passei no e-mail anterior.

Se tiver que parar o upgrade no meio do processo, somente o faça através do botão "X" (cancelar) no Nokia Software Update.

Boa sorte.

Abraço. Em 23-12-2009 17:41, Derek Carvalho Bittencourt escreveu:
Olá Jaldomir.
 
Primeiramente gostaria de agradece-lo pela resposta e pela tentativa de ajuda, mas infelizmente não houve êxito na operação. Mesmo sem o chip o celular não ligou e, aliás, agora ele nem dá mais aquela "vibrada" ao apertar o botão. Conectei o celular através do cabo USB no PC, exatamente como você falou, apenas tentando ver se mudava alguma coisa. Mas continuou na mesma. Fica o alerta de conectado e desconectado, frequente, a cada 30 segundos mais ou menos. O insuficiente para o NSU reconhecer.
Enfim, realmente não sei o que fazer e estou um pouco desapontado. Tenho consciência de que é um aparelho eletrônico dos mais modernos e que necessita de totais condições para funcionamento pleno. E eu o estava operando com o maior cuidado possível. Mas, sabe como é né, é um baita investimento e bate aquela sensaçãozinha de "putz, e agora?!"
 
Enfim, é isso,
Espero que você possa me ajudar ou, então, indicar outras autorizadas da Nokia (que não seja a do Tatuapé, porque é muito longe (rs) para que eu leve o celular até lá.
 
Grato mais uma vez
Dérek Bittencourt

2009/12/23 Jaldomir S. Filho <jaldomir@gmail.com>
Olá Dérek.

Então, há um problema envolvido no processo que você informou.

É normal o celular desconectar e reconectar várias vezes durante o
processo. O que você deveria fazer é aguardar o término do processo. O
celular reinicia uma ou duas vezes, e desconecta-se várias vezes durante
o processo porque ele está trocando os drivers de acesso (celular ->
firmware -> celular).

Como você desconectou o aparelho antes do término do processo, pode ter
ocorrido do aparelho não ter sido completamente terminado, e isso causa
a falha do sistema, pois ele não foi completamente gravado.

Você pode tentar remover o cartão de memória do aparelho, remover a
bateria e aguardar algum tempo antes de religar o aparelho, sem o cartão
de memória para evitar conflitos, e religar o aparelho.

Com sorte, você conseguirá reconectá-lo ao Nokia Software Update e
refazer o upgrade (altamente recomendável).

Algumas dicas ao fazer o upgrade:

1 - faça o upgrade com a bateria do celular completamente carregada;
2 - Use o cabo USB original Nokia, e não faça o upgrade se o cabo
estiver danificado;
3 - Prefira utilizar um microcomputador conectado a um no-break,
evitando erros de upgrade durante a transferência, ou então um notebook
com a bateria completamente carregada;
4 - Use as portas traseiras do PC. As portas dianteiras não são
indicadas para este tipo de aplicação (não são confiáveis).

Faça estes procedimentos e retorne os resultados para sabermos como foi
o processo.

Abraço, e boa sorte.
Jaldomir
inscreva-se e pergunte aos Gurus
http://www.nokia.com.br/blogs-e-afins
Blog oficial Nokia Guru

http://www.ngu-advanced.com.br
Nokia Guru Advanced

Em 23-12-2009 15:33, Dérek Bittencourt escreveu:
> Jaldomir, boa tarde.
>
> Estou com problema semelhante ao citado pelo amigo, mas ainda não
> encontrei uma solução.
> Só para deixar melhor explicado qual o real problema com meu n97:
>
> O problema começou ontem, quando fui fazer a atualização do software
> no NSU. Tudo corria bem, até que próximo do fim da atualização, a
> conectividade entre USB e PC começou a variar (dando conectado e
> desconectado, frequentemente) e, quando desconectei o celular, ele não
> ligava mais. Ele dá aquela vibrada inicial, treme, mas não acontece
> mais nada. De fato, quando conecto na tomada ou no PC, o led ao lado
> do conector acende, mas logo apaga. Vasculhando por aí, vi inúmeros
> casos semelhantes mas sem soluções. O que ocorreu com meu n97, de
> fato? Há uma solução possível para que eu faça em casa, porque para
> levar em uma assistência, primeiro que como sou de São Bernardo do
> Campo e aqui não tem, terei de ir até o Tatuapé-SP. Segundo que final
> de ano é complicado, porque tudo fecha. Enfim, espero uma luz de sua
> parte.
>
> Grato,
> Dérek Bittencourt
>
>

--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social

Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net

Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com

Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR

--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
 
Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net
 
Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR
--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
 
Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net
 
Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR

--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
 
Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net
 
Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR
--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
 
Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net
 
Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR

--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
 
Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net
 
Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR

Hiç yorum yok:

Yorum Gönder