26 Ekim 2010 Salı

Re: [Nokia_Guru] Futuro do Symbian



Em 26/10/2010 17:32, Adriano Gomes escreveu:
Falaí Jaldomir,

Em primeiro lugar desculpe se a minha mensagem pareceu agressiva demais, mas em nenhum momento eu quis te ofender. Acredito que todos aqui da lista reconheçam a sua capacidade e adimirem a sua disposição de sempre ajudar a todos

Só achei muito forte o seu comentário de não reconhecer "NENHUMA" novidade nos sistemas concorrentes, pois o iPhone não é um campeão de vendas à toa. Não acho válido ficar aqui discutindo sobre isso, pq eu mesmo não gosto do modelo de negócios da Apple e dificilmente teria um iPhone, mas acredito que a Apple tem os seus méritos.

Achei perfeita a sua colocação com relação às faixas de aparelhos. Também acho que a Nokia deveria mesmo focar nos segmentos q vc destacou com uma variedade menor de aparelhos. Só não concordei com a sua opinião de que jovem gosta de caneta stylus.

Eu ainda acho o symbian a melhor plataforma atualmente, mas a minha preocupação é com o futuro. Antes a única plataforma estável era o symbian e os fabricantes faziam aplicativos para symbian. Com o crescimento das outras plataformas, não sei se todas continuarão a investir no symbian se ele continuar perdendo mercado. Você falou q muitos aplicativos das outras app stores são inúteis e isso é realmente verdade, mas tb existem os úteis no meio deles. E não acho tantos na Ovi Store qdo comparo com os meus amigos de trabalho que tem iPhone, principalmente free e jogos.

Até agora eu tenho gostado do que tenho lido sobre o android e dos testes de aparelhos de amigos. O q vc falou de ter fabricantes com hardware de baixa qualidade eu acho válido e acho um modelo de negócio interessante. Vai ter o hardware de alta qualidade e o de baixa qualidade. O usuário vai poder escolher qual o melhor custo x benefício para ele. Vai ter uma grande oferta de aplicativos e a "guerra" entre os fabricantes vai fazer o preço de todos cairem.

O android é muito novo e o symbian já tem anos de estrada, mas estou vendo evolução no android se aproximando do symbian e nem tanta inovação do symbian para manter a distância. Com o modelo de negócio mais aberto do android, acho q ele vai acabar passando o symbian se a Nokia não correr atrás.

Até mais,

Adriano.


Em 26 de outubro de 2010 16:36, Jaldomir S. Filho <jaldomir@gmail.com> escreveu:
Oi Adriano.

Não sou nenhuma apaixonado por nada, Adriano. Minhas opiniões são baseadas em observação dos fatos, e são totalmente imparciais.

Veja, eu já trabalhei por 5 anos diretamente com produtos da Apple, em área técnica, então tenho base para falar sobre iPhone, assim como trabalho hoje com Linux, Unix e Windows, tendo então base também para falar sobre todos os sistemas baseados nestes que já existem. Quanto ao Symbian, minha experiência desde 2004 também me dá base para falar sobre ele. O sistema que menos conheço é o Blackberry, porque tive pouco contato com aparelhos levando este sistema.

Posto isso, vamos aos fatos: TODOS citam os sistemas iOS e Android como "ótimos sistemas, porque há muitos aplicativos em suas stores". Isso é um equívoco grave, basear a opinião pela QUANTIDADE de aplicativos. Minha consideração é simples: QUALIDADE. Vejam em todos os stores, o App Store, o Android Store e o OVI Store, a quantidade de aplicativos REALMENTE ÚTEIS é exatamente a mesma, pelo simples fato de que EXATAMENTE OS MESMOS FABRICANTES destes ótimos aplicativos compilam as versões para todos os sistemas. A diferença de quantidade é o monte de BABOSEIRAS, LIXO Digital que se proliferam em todas as stores. Quando um programadorzinho de LIXO DIGITAL quer publicar o lixo dele, ele procura as stores que mais facilmente aceitam aquela porcaria, e, sinceramente, a Apple e a empresa que gerencia o Android Store ADORAM esses lixos digitais, justamente porque isso aumenta a quantidade de aplicativos, e quantidade engana muito bem os consumidores vorazes e sem noção.

Mas agora olhe os aparelhos:
Apple iPhone: desde a primeira versão, o iPhone utiliza tecnologia ULTRAPASSADA, sempre abaixo dos principais concorrentes REAIS (a RIM e a Nokia). O multiprocessamento só surgiu agora na versão 4, a RIM e a Nokia já tem multiprocessamento desde 2004! Câmera fotográfica? Em um mundo com celulares a 12MPixels, a Apple está muito atrás, e nem a qualidade de imagem ela conseguiu copiar as grandes! E ainda por cima me faz um aparelho que FALHA em dois pontos básicos, mas de suma importância: a antena perde sinal com o toque das mãos, porque o IDIOTA do Steve Jobs meteu o bedelho no projeto e mudou o design para ficar mais "bonitinho". Ao invés de ouvir os engenheiros, o idiota ouve só os designers. E o outro defeito é tão grave quanto, que é a falha no sensor de proximidade, derrubando ligações quando encosta-se o aparelho no ouvido. A apple só sobrevive porque tem uma LEGIÃO DE TARDS admirando o bonitinho mas ordinário produto da Apple.

Samsung, LG, HTC e Sony: a sorte destas quatro fabricantes é justamente o Google ter assumido um sistema operacional relativamente estável e fácil de incorporar a processadores do mercado. MAS estas três sofrem gravemente com o hardware delas, basta uma pesquisa simples pelos sites de reclamações para perceber que, apesar da Nokia manter aqui no Brasil mais da metade das vendas de celulares, ela está abaixo destas três em reclamações. Não é o sistema Android que dá o defeito, é a qualidade do HARDWARE que pesa aqui.

Motorola: já foi uma das gigantes em telecomunicação pessoal, mas parou no tempo. Os antiquados V3, resquícios do Startac ainda são encontrados pelo mercado, e não é porque são robustos, é porque a Motorola foi a primeira. É a Volkswagem dos celulares, a maioria dos consumidores dela só compra porque o aparelho anterior é um motorola. Agora está tentando se recuperar usando o Android, mas o corporativismo burro da Motorola de novo se fez mais forte, e não quer gastar dinheiro atualizando os aparelhos já existentes para novas versões do Android. Sabem o que isso significa? Celulares com 6 meses de uso completamente inúteis em aplicações, porque, diferente da Nokia por exemplo, o Android Store é constantemente atualizado com versões novas que não funcionam em sistemas Android antigos.

Android: veja, eu admiro MUITO o Google, e o Android é um belo exemplo do modo de trabalho do Google. O Google faz e pronto, independente de qualquer um que queira reclamar! Ela se choca com principais parceiros se notar que determinado produto será bom para os seus consumidores, e assim ela vive de briga com a Apple e a Microsoft. O Android é MUITO promissor, é um sistema extremamente estável, mas ainda é muito crú. Quem está acostumado com funcionalidades simples do Symbian, como integração total com dispositivos externos (modem, terminal mode, controle a distância, etc) não terá este respaldo do Android. O Android é um sistema feito para CELULARES, e ponto final. Quer usar o celular como modem? Só na versão 2.2, e ainda assim não tão bom em qualidade de conexão. Isso vai mudar? Sim, certamente vai, o Google quer elevar o Android ao nível de sistema operacional completo. Mas sabe o que falta? O HARDWARE! Como as fabricantes que usam o Android não produzem hardware de qualidade, isso acaba com toda a competência que o Google deposita no Android, e isso é triste!

Nokia: a Nokia faz ótimo hardware, e usa o sistema mais estável e completo para dispositivos móveis. O Symbian é o sistema mais estável e completo para smartphones, e isso tem sido uma constante há muito tempo. Afinal, ele foi o primeiro, e é natural que seja também o mais avançado. Todos falam "ah, mas a interface é velha e antiquada". Onde isso, gente? A interface do Symbian é a precursora, TODAS as outras interfaces vieram dela, todas possuem uma tela principal e um menu recheado de ícones coloridos. Gente, NÃO HÁ DIFERENÇA NISSO! iOS? Tem uma tela principal e um menu com ícones. Android? Também. Bada? Também. Windows Phone? Também! Maemo, Meego, Blackberry, WebOS, todos iguais! Todos com uma tela principal e um menu de ícones, não há novidades nisso desde 2002, com os primeiros celulares com telas gráficas.

A Nokia tem um problema sim: ela está patinando em um turbilhão de produtos idênticos de nomes diferentes, além de erros de julgamento que marcam negativamente a participação dela. Não é o Symbian o problema da Nokia, é a absurda quantidade de aparelhos iguais-diferentes dela no mercado. O consumidor da Nokia não sabe que aparelho comprar! Tem o 5530, 5230, 5800, X3, X6, E63, E71, E72, E73(!), N95-8GB, N85, N97, N97 mini, N8, N900, etc, etc, e etc! Pra quê tudo isso? A Nokia deveria acabar com essas diferenças e construir aparelhos para cada tipo de consumidor, variando por níveis de uso, e só.

Hoje os jovens, na faixa entre 12 e 22 anos, gostam de música (não entrarei nos méritos da qualidade dessas músicas, hehehe) e também de Internet para acessar redes sociais. Poucos NAVEGAM na Internet, eles só querem Twitter, Orkut, Youtube e MSN, simples assim! E gostam de compartilhar fotos nessas redes sociais, o que demanda de fotografias de qualidade baixa só para compartilhamento, e que seja "da moda" (leia-se com touchscreen). Qualquer 2MPixels dá conta do recado de sobra! Além disso, jovens costumam ser um pouco "duros" financeiramente falando, então tem que ser barato. Assim, a primeira linha tem que ser um celular barato, com acesso à internet (Wi-Fi e 3G), com alto-falantes razoáveis e fones de ouvido, com uma câmera de 2MPixels e tela touchscreen resistiva (porque o jovem gosta de usar a caneta Stylus). Isso tem que custar no máximo R$300,00, o que é muito fácil dado à simplicidade do aparelho. Creio que esta série seria parecisa com a atual série "X"

A segunda faixa de consumidores são os "produtores de mídia": são usuários um pouco mais maduros, entre os 22 e os 39 anos, que já têm família, viajam nas férias, falam mais ao celular, navegam em sites de bancos, buscam no Google informações pessoais e profissionais. Para estes, um celular multimedia, com acesso à Internet com um bom navegador, GPS, máquina fotográfica de qualidade boa a ótima, música para integrar no carro, capacidade facilitada de digitação, e que também esteja "na moda" (novamente aqui o touchscreen). Para esse, um celular com câmera mínima de 5MPixels, GPS incorporado, Wi-Fi e 3G, browser Firefox ou Opera, interconectividade com dispositivos externos, um teclado QUERTY conjunto com uma tela touchscreen capacitiva já satisfaz as necessidades deste consumidor. Este produto pode custar mais que o anterior, porque esta faixa de consumidor tem maior poder aquisitivo, o que torna o aparelho fácil de implementar, com um custo para o consumidor de até uns R$1000,00. Este aparelho pode ser a série "N".

A terceira faixa de consumidor é o "enterprise", que quer um aparelho mais "sério" sem perder as facilidades. Assim, é OBRIGATÓRIO o teclado QUERTY de tamanho e qualidade para digitação rápida de textos para mensagens e e-mails. A conexão tem que ser total, rápida e sem falhas, para acesso a internet e intranets, ou seja, bom navegador, com cliente de e-mail confiável. Além disso, há as aplicações de escritório, como compatibilidade com documentos Office, saída física para palestras e treinamentos, tela grande e de fácil visualização, controle a distância, etc, etc. Também há a necessidade de fácil geo-localização, para deslocamento. Então um celular com teclado QWERTY, tela grande, GPS, saídas diversas (telnet, secureshell, USB, HDMI, bluetooth, etc), internet e rede (Wi-Fi e 3G) são essenciais, e os extras são fáceis de incorporar, como câmera fotográfica mediana (até 5MPixels é o suficiente) e capacidade para músicas e filmes. Além disso, ele tem que ser ROBUSTO e CONFIÁVEL. Este aparelho pode custar o mesmo do anterior, porque é diferente (não melhor e nem pior), ficando entre os R$1000,00. Normalmente as empresas compram este tipo de aparelho para seus executivos, então ele tem que ser também bonito e bem apresentável. Um aparelho da série "E" seria o mais próximo disso.

E por último, a faixa dos consumidores que não têm nenhum interesse em funções avançadas. Não significa necessariamente uma classe baixa: pessoas de maior idade também não se interessam por aparelhos recheados de gadgets, querem só ter um telefone para se comunicar e uma distração musical, por exemplo. Um pequeno aparelho, barato, mas rubusto, com uma pequena câmera fotográfica (1.3MPixels, por exemplo), MP3, pouca (ou nenhuma) capacidade on-line, é mais do que suficiente. É um aparelho barato. A série S40 da Nokia se encaixa nesse perfil. Aqui, há gostos diferentes quanto ao formato da carcaça: alguns gostam de "sabonete", outros de "concha". Então dois modelos com carcaças diferentes e funcionalidades iguais, inclusive compatíveis entre sí, são o suficiente.

Mas é isso, pessoal, são só 5 aparelhos no mercado, não uma profusão de aparelhos diferentes que fazem quase a mesma coisa! E ao atualizar um deles, eliminar o anterior, para evitar confusão.

É claro que todos eles devem ter o básico (que eu não citei): quadriband, rádio fm, bluetooth e uma lanterna.

Como você pode ver, Adriano, não sou um "apaixonado", sou um realista.


Abraço.
Jaldomir

Qualquer dúvida, inscreva-se e pergunte aos gurus:
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru
inscreva-se e pergunte aos Gurus

http://www.nokia.com.br/blogs-e-afins
Blog oficial Nokia Guru

http://blog.jaldomir.com.br
Blog do jaldo

Em 26/10/2010 10:59, Adriano Gomes escreveu:
Falaí Jaldomir,

Eu concordo que o symbian é uma ótima plataforma, mas o seu comentário está muito apaixonado e parcial. Há várias novidades nas outras plataformas sim, e o que eu percebo é q o symbian está ficando um pouco pra trás, basta comparar a sua app store.

Há uns dois anos atrás eu achava que o symbian tinha disparado a maior variedade de aplicativos para smartphones, mas é só olhar a apple store hoje e ver q isto não é mais uma verdade. Eu sempre tive aparelhos symbian (9210i, n-gage, E61, 5233 e agora o E71), mas já não tenho certeza se o meu próxima vai continuar sendo. Acho que a Nokia tem q correr mt atrás se quiser se manter na liderança do mercado.

Abs,

Adriano.

Em 25 de outubro de 2010 18:16, Jaldomir S. Filho <jaldomir@gmail.com> escreveu:
Olá Marcelo.

Não há absolutamente NENHUMA novidade em Android, nem em iPhone e nem em Windows. E para Symbian, houve recentemente o lançamento do Nokia N8, com o novo Symbian^3.

Abraço.
Jaldomir

Qualquer dúvida, inscreva-se e pergunte aos gurus: inscreva-se e pergunte aos Gurus

http://www.nokia.com.br/blogs-e-afins
Blog oficial Nokia Guru

http://blog.jaldomir.com.br
Blog do jaldo

Em 24/10/2010 07:34, Marcelo escreveu:

Bom dia!

Alguem sabe qual o futuro do Symbian e das plataformas a serem
utilizadas pela Nokia?
percebemos grandes lançamentos como o Android, Iphone e Windows mas
não percebemos movimentações da Nokia.

Abraços.


--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social

Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net

Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com

Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR

--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
 
Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net
 
Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR
--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
 
Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net
 
Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR

--
Conheça o programa Nokia Guru, da Nokia:
http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social
 
Para visitar nosso blog com tutoriais, visite o endereço
http://nokiaguru.sytes.net
 
Grupo "Nokia Gurus" - Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
nokia-guru+unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/nokia-guru?hl=pt-BR

Hiç yorum yok:

Yorum Gönder